quinta-feira, 22 de abril de 2010

sinto-me literário...

Não sou uma pessoa que dedique muito tempo à leitura (incluindo nos blogs) mas se o inicio de qualquer leitura me prender a atenção sou capaz de o fazer. Por exemplo, na altura que andava na escola, por causa das aulas de português dediquei bastante tempo à leitura d'Os Maias"! Cheguei à pagina 15!
Conto pelos dedos das mãos os livros que já li até ao fim (excluindo BD) . Mas houve um, talvez por me ter sido oferecido num aniversário, que me marcou bastante, tanto pelo gesto que foi como pelo seu conteúdo. Não conhecia Nicholas Sparks mas quando comecei a ler "O diário da nossa paixão" só sosseguei quando cheguei ao fim. Gostei mesmo!!
O autor consegue através da escrita com que o leitor crie, na sua imaginação, cenários paradisíacos.
Passado algum tempo vi o filme baseado neste livro e posso dizer que, se o livro me tinha prendido bastante, o filme também conseguiu o mesmo efeito.

Ontem fui ao cinema e por ter visto que estava em exibição mais um filme baseado num conto desse autor, decidi levar a minha dealer a ver esse filme, "A melodia do adeus". Boa opção.
Gostei do filme! Uma história simples, mas cativante, que, tal como o que tinha visto anteriormente, conta com 3 características que, começo a desconfiar que, são típicas do autor. Férias de verão de algum dos personagens, cartas trocadas que só são lidas passados alguns anos e cenários que nos fazem "viajar" para lá.


Para terminar a noite, a minha dealer apresentou-me um dos últimos livros que adquiriu. O "Livro Imperfeito" foi escrito por um amigo pessoal dela, que eu também conheço pessoalmente, chamado António Paiva. Li apenas as primeiras páginas mas com o compromisso de ela me emprestar o livro para ler até ao fim. Já tinha lido alguns textos deste autor e tinha gostado (e até já o vi deitado no chão frente a uma plateia a declamar um poema) e o que li deste livro não me desiludiu.
Aconselho este livro!

Com tudo isto, relacionado com a literatura, começo a ficar preocupado! Se isto continua desta forma, qualquer dia, em vez de ia ao café beber uns copos, começo a passear-me em livrarias. Nem quero imaginar uma coisa destas! Chiça!

15 doses:

Rui da Bica disse...

Pelos vistos, este nosso amigo, anda a sentir-se "doente"... rsrsrsrs
Estas "anormalidades" são motivo sério de preocupação! eheheheheh
Tem calma, que se não ganhares o "Vício", isso passa!
Um abraço !

Vani disse...

Confesso que sou uma leitora inveterada. Tb confesso que não aprecio Nicholas Sparks eheheh. Eu não acredito que o Vicio anda a ver filmes romanticos...choraste no fim??? =D

Animal Quase Racional disse...

Pelo discurso começas também a fazer a depilação às axilas e a achar que a cor do cortinado não joga bem com o centro da mesa...

impulsos disse...

Talvez não saibas, mas há livrarias que têm bar aberto...

Não resisto a deixar aqui um pequeno trecho de um texto deste livro do Paiva, que reza assim:

"Passo a vida a afastar com repugnância as cortinas que sequestram o mundo. Cortinas urdidas por quem apregoa crenças e não as pratica. Cospem no mar e nas pessoas, anseiam a putrefacção das estrelas dos outros. Dos olhos prendem-lhes longos fios de gelo, passam a vida com os olhos pardos a espreitar por postigos a existência dos outros.
O mundo está grávido de falsos dons-quixotes, que só pensam em vindimar os destinos e as almas de cada um. Que lhes importa o atropelo, a prepotência, o pontapé nas canelas do semelhante, o insulto disfarçado?
-Nada!
Para eles, os outros não passam de uma cambada de palermas desnecessários, a quem urge evangelizar a qualquer preço. Segundo consta; nem que seja à chapada, conforme as boas práticas e os bons costumes.(...)"

Ora diz lá que o serão de ontem não foi bastante proveitoso e prazeroso?

E quanto ao empréstimo do livro, só quando me emprestares também o de um certo rafeiro que por aí anda todo perfumado, que ficaste de me trazer e até agora... nada!

Rafeiro Perfumado disse...

E faz o Vício muito bem, que o meu livro não se empresta, compra-se! ;)

Anonymous disse...

Obrigada por este post. Fizeste-me sorrir :)

beijinho

Mané

najla disse...

Eu quando era uma pessoa normal, também lia! Por isso, começa-te a sentir bem porque afinal estás a ser normalissimo!!!!

P.S. - de qualquer forma (para estragar o momento), começa a ter em atenção o conselho do Animal! Só por precaução!

Nina disse...

O que faz uma "dealer" na vida de um homem!;)
beijocas e olha "que isso não passe nunca!";)

Sandra. disse...

:))

Gostei de saber q leste o Nicholas sparks, pracasu já li mais livros dele, até ao fim mesmo, ele tem um poder especial, prende nos sem aquelas cenas fantabulásticas, penso q ele é mais real pq tem essa tal capacidade de nos transportar para onde ele quer.

O filme, o máximo, mesmo :)) n me perguntes quantas vezes limpei os olhinhos ;)))))))))

Curti bastante esse "pequeno trecho de um texto deste livro do Paiva, que rezava" como a tua dealer rezou lolol bastante original e intensivo :))

besuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

nb - há uma cena q n entendo, pq um gajo ké gajo n pode gostar de filmes mais coisos/romanticos?? O meu gajo adora ver o titanic...só n se comove pq é gajo, tem a mania ké durão e isso!!

Vício disse...

Rui, um Vício não são vícios.... (costuma-se usar "dias" mas não importa)

Vani, fiz disparar o alarme do cinema! se vires o chão molhado não penses que choveu, são as minhas lágrimas que já chegaram ai!

Animal, achas que sim? será que tenho de fazer um exorcismo?

Impulsos, e agora o meu destino é... que tu me emprestes o livro se eu me esquecer do do Rafeiro.

Rafeiro, é sempre assim! os escritores enriquecem com as vendas dos livros mas nunca estão satisfeitos... ;)

Mané, de nada! :)

Najla, é isso que me preocupa! eu não quero ser normal!

Nina, é obvio que uma "dealer" aumenta o Vício...

Sandra, estás mesmo convencida que ele gosta de filmes coisos? eu acho que ele gosta é de ver o barco a ir ao fundo (ou então de ver a gaja a ser pintada...)

Nina disse...

Vês?;)
Quem é amiga?

Sandra. disse...

:))

Num me metas makakinhus na moina keu parto o gajo todo lolol e depois eu tapo lhe os olhos nessas partes :)))

Teté disse...

Ora aí esta um autor que nunca li! Tenho ideia que será um pouco lamechas, mas se escreveu ao ponto de te empolgar e fazer-te ler um livro até ao fim, bom, se calhar está na altura de o ler. Nem todos os escritores têm essa capacidade, nem com pessoas que têm o vício de ler... :)
Também não vi nenhum desses filmes, mas um deles está aqui em cartaz num cinema próximo, portanto vou aproveitar!
O que me faz confusão é essa tua ideia de que quem lê, se passeia em livrarias ou vai ao cinema, não vai ao café beber uns copos... :D

Vício disse...

Nina, é a minha mãe

Sandra, tens seguro de vida?

Teté, não te quero influenciar! sobre esse autor eu apenas que tinha gostado mas isso não quer dizer que a maior parte das pessoas gostem!
(peço desculpa! não foi minha intenção dizer que tu não bebias uns copos :D)

Pinkk Candy disse...

olá
vim cá parar através do cantinho da miga Nina.

eu adoro ler, desde sempre. mas, Nicholas Sparks ainda não li nada, sempre pensei que fosse muito lamechas, mas têm-me falado tanto desse livro, que no original se chama "The Notebook", que estou deveras tentada :-)

Smiles que podem ser usados. Passar cursor por cima para ver código a usar

Escreve algo porque a tua opinião é importante. Mesmo que seja só para ti...