segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Em nome do pai, da mãe e da filha mais nova...

No sábado fui a um funeral ali para os lados de S. João de Brito, perto de Alvalade (evitam de falar de futebol porque não estou a falar do Alvalade XXI). Como não conhecia a zona, e muito menos onde era a igreja, deixei o carro numa paralela à Av. Roma e fomos a pé tentar encontrar a dita igreja.
Chegamos lá e eu, ao ver que haviam estacionamentos livres, decidi voltar para ir buscar o carro para mais perto, deixando a minha dealer e a mãe à porta da igreja.
Depois de estacionar o carro, dirigi-me à igreja, sem saber onde encontrar os convidados e a anfitriã da cerimónia e decidi entrar para os tentar encontrar... na igreja.
Estava a meia sala. À excepção de 2 ou 3 miúdos, que à primeira vista não apresentavam sinais de terem sido arrastados para o local, a sala estava povoada de pessoas de idade um pouco avançada.
E ali fiquei eu, de pé, atrás da ultima fila de bancos, com um olhar do tipo periscópio, a tentar localizar uma cabeça loura, enquanto o padre celebrava o que me parecia uma missa normal, segundo as minhas recordações que remontam ao tempo antes da minha mãe descobrir que em vez de ir à missa, eu ficava a jogar às escondidas no jardim... há mais dum quarto de século, portanto.
Mas continuando, assim como o padre ia continuando sem que eu prestasse atenção ao que ele dizia, porque só estava atento a cabeças, ali fui estando.
A certa altura entrou uma senhora, também com alguma idade, que decidiu ficar ali na mesma fila que eu. Olhei-a rapidamente e voltei a pesquisar cabeças.
 Se eu tivesse prestado mais atenção às missa quando era miúdo, teria saído nessa altura. Mas as recordações são muito vagas e não consegui evitar que o padre dissesse "cumprimentai-vos uns ao outros" antes de eu sair...

Posso dizer uma coisa... a senhora que estava ao meu lado e outra que estava na fila à minha frente não podem dizer que eu tenha sido mal educado, mas antes que eu tivesse que estender a mão a mais alguém ou que tivesse que ir papar uma hóstia, decidi sair para descobrir que a capela mortuária era ao lado da igreja, ali a poucos metros...

0 doses:

Smiles que podem ser usados. Passar cursor por cima para ver código a usar

Escreve algo porque a tua opinião é importante. Mesmo que seja só para ti...